Quarta-feira, 31 de Outubro de 2007

diferenças e outras conversas da treta

    toda a gente está farta de saber que para qualquer país novo para que se vá viver, há sempre diferenças culturais que por vezes são bem difíceis de entender e conviver com elas.

    e é óbvio que de Portugal para os Estados Unidos também há essas diferenças. E há duas que são para mim as mais incómodas (não sei se este será o termo certo...).
    aqui, quando as pessoas peguntam se queremos ajuda ou se precisamos de alguma coisa, ou quando dizem para ligarmos ou pedirmos seja o que for, quando for, they mean it! (e já me começam a faltar as palavras em português... e também já dei comigo a por palavras portuguesas enquanto estou a dizer qualquer coisa... lol). as pessoas são muito prestáveis, raramente há uma cara carrancuda nas lojas/cafés seja o que for, e também são muito mais abertas. estão mais à vontade para falar seja do que for... e esta parte a mim ainda me custa, como ter que falar com a Marcie quando as miúdas não se portam bem, ou por exemplo hoje, que tive que lhe dizer que a luz da gasolina do carro tinha acendido e também tive que dizer que já tinha posto 20$ de gasolina do meu bolso, ainda fico um bocado constrangida com isso, mas para ela parece perfeitamente normal. bem, talvez isso seja um aspecto positivo para mim e eu aprenda a falar mais das coisas quando elas precisam de ser faladas...
    agora, a outra grande diferença, para mim já é uma coisa má deles. os comportamentos das crianças às vezes são de arrancar os cabelos e eles são do mais passivo que pode haver. e muito sinceramente, não me parece que isso funcione. como eu vi um miúdo na loja do Desert Museum a deitar a baixo uma prateleira cheia de coisas porque sem querer deitou uma das caixas a baixo e quando a tentou por para cima caiu outra... e ele simplesmente começou aos berros e a espernear e a esbracejar e a deitar tudo ao chão de propósito. o paizinho primeiro tentou arrumar aquilo, o miúdo ainda fez pior e entretanto vem a mãe e a única coisa que faz é dizer-lhe na voz mais calma do mundo "you have to calm down". é óbvio que o miúdo não acalmou... e parece-me que a maioria dos pais é assim em relação a tudo. uma palmada é abuso... claro que há pais que as dão (à minha frente a Marcie já deu uma à Lauren e uma à Ellie), mas parece que andam muito mal cotadas nesta bolsa...

    mas pronto, dentro do possível as miúdas tem andado a portar-se melhor, ainda fazem asneiras e não fazem o que eu lhes digo muitas vezes, mas obedecem mais e estes dois últimos dias correram muito melhor. vamos ver se continua assim.

    amanhã é halloween e em princípio vou 'trick or treating' com elas e também vou ficar em casa para dar os doces. não é o bolinho nem são castanhas assadas (por favor alguém me mande castanhas para eu assar!!!!!) mas vai ter que servir. ah, elas vão mascara-se todas de bruxa, eu vou tentar tirar foto para por aqui.

    e é assim, chega ao fim um mês, o primeiro mês inteiro que aqui estou. [já vos disse como o tempo corre aqui?] e não tarda os 2 meses estão a chegar. e eu estou cheia de saudades de tudo, principalmente de todos. e como ainda não vos agradeci, obrigada Rita, Ana, Marta, Nicha e Ed, que têm sido os comentadores mais regulares =) sei que os outros também me lêem, mas queria agradece-vos por estarem comigo desta maneira, que torna mais curta a distância. e já agora, quem lê que se acuse =P
viajado por Mapha às 04:20
link | viajar | favorito
5 comentários:
De Catarina a 31 de Outubro de 2007
Eu leio tudinho já te tinha confessado e adoro ligar o computador e vir aqui ao teu cantinho espreitar as novidades=)

Espero que não desistas do blog porque para os que estão po ca (falo por mim) gostam muito de ler acerca os teus momentos nesta aventura a que te proposes-te!

Um beijinho=*
De Ana a 1 de Novembro de 2007
pfff... vê lá! Eu até te mando castanhas... mas suspeito que pela altura que aí chegassem já iam com bicho em fase avançada ou meio molengas. Já recebeste a 2ª carta? Vou ver quanto custa em express mail... tu aí sais-me uma fortuna! :P
De Ana - versão 2 :P a 1 de Novembro de 2007
Er... eu até te mandava castanhas... ou a outra versão, eu até te mando, mas pela altura que aí chegarem. Trocar conjugações de verbos é bom.
De Mapha a 1 de Novembro de 2007
recebi sim! mas ainda não consegui dizer-te porque nunca te apanho na net! quer dizer, apanho mas das 2 uma, ou não respondes ou dizes olá, eu respondo e tu nunca mais dizes nada!! =P
lol

beso
De rita lá fora a 7 de Novembro de 2007
e eu, a brincar, a brincar, já cá estou há 2 meses e uma semana. o tempo passa mesmo a correr, mas já estou terrivelmente ansiosa para voltar. sabes, quando estou com aquela família de rouen que já me recebeu duas vezes, não sinto tanto isso... é como se o ambiente fosse diferente e mais reconfortante. espero que tu sintas isso aí, porque realmente é muito melhor... ainda por cima, os meus melhores amigos aqui de paris vivem longe de mim, portanto acabo por ter muitos momentos bastante solitários. sim, isso tem o seu lado bom (e estou a aproveitar cada bocadinho desse lado... ihih) mas acho que ter uma "família", ainda que "emprestada", ajuda sempre...

e olha, sentir a presença dos amigos ajuda ainda mais. e tu tens estado sempre presente, obrigada! (tenho dois postaizinhos americanos colados na minha parede e várias fotos para me fazer sorrir!)

beijinhos muito grandes* gmdt *

Comentar post

a Mapha


ver perfil

seguir perfil

. 2 seguidores

Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

viagens recentes

au pair?? o que é isso?

last day

uma semana

procura-se!

último mês

tag 125

tag 110

countdowns

dia 100

fotos de munique

dia 79

2 meses+fotos+tretas

descubra as diferenças

liv, uma forte sucessora ...

dia 35

newsnewsnews

amanhã

contadores

apedate

primeiro

viagens passadas

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

viajar no tempo

subscrever feeds