Quarta-feira, 8 de Julho de 2009

au pair?? o que é isso?

bem, ainda não passou uma semana desde que saiu a reportagem no dn/jn e já tive imensas pessoas a pedir para tirar dúvidas tanto aqui no blog como para o e-mail.

achei que era melhor, antes até de encerrar esta minha 'vida' de au pair, escrever um post esclarecendo algumas dúvidas!

 


- depois de ter acabado o curso estive uns tempos à procura de emprego e de estágios na minha área e não encontrei nada. como já conhecia este programa há muito tempo, achei que estava na altura ideal para tentar. tomei a minha decisão no fim de março, no início de abril iniciei o meu processo na multiway e a 17 de setembro de 2007 estava a aterra em new york para o ano mais louco da minha vida!


- todo o processo é relativamente fácil e rápido. tão rápido quanto se queira! precisamos de passaporte, carta de condução portuguesa e internacional,  um relatório médico, diploma do 12º ano, registo criminal, referências de trabalho com ciranças, uma carta para a host-family e uma montagem com fotos. por último assina-se um contracto que é também assinado pela família mais tarde. depois disto é feita uma entrevista em inglês na agência e depois é esperar até uma ou mais famílias entrarem em contacto com as futuras au pairs. depois de já terem uma família e de terem acertado a data da partida, acciona-se o processo do visa que normalmente está pronto de um dia para o outro.

 

- todas as partidas são à segunda feira e há no mínimo uma partida por mês, penso que não há partidas em dezembro (mas não tenho a certeza) e nos meses de verão há sempre mais que uma partida por mês.

a primeira semana (de 2ª a 6ª) é passada em new york para um género de formação. é um bocado intensiva e durante o dia mal se tem tempo para respirar mas fica-se livre relativamente cedo e há tempo para explorar a cidade (até porque o hotel aonde ficam e onde têm a formação é no centro de manhattan)

 

- quanto ao ser au pair mesmo, é complicado. há dias muito bons e há dias maus. as saudades de casa, os choques culturais, pequenos atritos que possa haver com a família... tudo isso parece umas quantas vezes pior do que é realmente. mas a verdade é que há famílias espetaculares em que não há um único problema, outras em que há alguns mas suportáveis e outras em que há tantos e tão 'chatos' que das duas uma, ou se pede para mudar de família, ou se volta para casa.

eu tive esse problema e decidi tentar de novo noutro sítio. e acho que é sempre o que se deve fazer! no meu caso foi uma mudança para muito muito melhor. a família era espetacular, fiz imensos amigos que sei que vão ficar para a vida e fartei-me de viajar e conhecer sítios novos e totalmente diferentes de tudo o que se vê no 'velho mundo'.

 

- sei que a partir de agora as au pairs ganham quase 200$. por semana eu quando fui ganhava 160$. e consegue-se poupar, no caso de quererem, ou fazerem basicamente o que quiserem. eu viajei e fiz compras! fiz um cruzeiro e fui a san francisco, a santa fé, mount rushmore, las vegas... e de duas malas cheias de roupa que levei (maior erro de sempre!) e alguma que deixei lá, trouxe 5 malas CHEIAS! fora o que mandei em encomendas...

 

- um conselho, vão só depois dos 21 anos ou muito perto de fazerem os 21. como devem saber, só é permitido entrar em bares após os 21 e se ficarem em sítios pequenos há muito pouco para fazer durante a noite sem ser ir até a um bar... não há cafés como cá, tudo fecha muito cedo e muitas vezes só depois do jantar é que se tem algum tempo livre e sabe sempre bem sair, ver outras pessoas e relaxar.

outro conselho importantíssimo não levem muita roupa! a sério! levem o minímo porque a roupa é tão barata que ao fim de um tempo já têm o armário cheio.

outro conselho, é que deveriam ponderar fazer o programa primeiro os eua e só depois na europa. isto porque nos eua há a agência e as comunity counselors que basicamente estão sempre lá para nós, enquanto que na europa, mesmo com agência, não é assim.


- uma coisa que penso está sempre na cabeça das au pairs e da família e amigos que ficam "é tão longe e um ano é tanto tempo..." NÃO É! passa a correr e com a internet e telefone (a minha mãe tinha através da companhia de telefones chamadas grátis a qualquer hora do dia e sem limites de tempo para os eua) é fácil manter o contacto e estar sempre a par do que se passa em casa e contar o que se vai passando por lá. e claro, há os blogs! =)

 

se estão a pensar fazê-lo, façam-no! sem hesitar. comecem já hoje os preparativos. tenho a certeza absoluta que não se vão arrepender! e eu tenho todo o gosto em ajudar antes, durante e depois =)

 

 

[se me lembrar de mais alguma coisa venho acrescentar aqui e continuem a mandar as vossas dúvidas (esta parce de revista ou assim xD) para aqui ou por e-mail]

viajado por Mapha às 15:29
link | viajar | favorito
3 comentários:
De Diana a 23 de Outubro de 2009
Ola Mafalda!

Vi a vossa reportagem estava muito bem conseguida e com bastante informação.

Também vou ser uma Au pair. Estou a tratar de todo o processo, penso que daqui a uma semana ja envio tudo para a multiway.
Tens conhecimento de meninas que estejam no EUA?
passa no meu blog http://dianaaupair.blogs.sapo.pt/
Beijnho
De Filipa a 2 de Novembro de 2009
Olá Mafalda.
Estou inscrita na multiway já há uns meses e o teu site foi das primeiras coisas que descobri neste mundo Au Pair. Agora que se aproxima a minha partida surgem algumas questões como é natural... Será que podias falar um pouco do workshop em NY, ouvi falar de uma apresentação do nosso país, na multiway disseram me que tu tinhas feito uma muito boa... do que falaste? como foi?o horário é realmente muito preenchido?

Se me puderes dar algumas informações.. o meu mail é filipa15@hotail.com

Obrigada,

Filipa
De Anónimo a 22 de Dezembro de 2013
Olá, ola. Somos uma família de 4 com 2 pequenos de 3 e 1 ano que precisam de ajuda de uma Au pair/nanny/interna.
A ideia seria passar os próximos 6 meses em Angola (teste/ a ver se nos entendemos) e um período mais prolongado após isso em França.
Respostas com CV para qqkoisa@gmail.com.
Disponibilidade para entrevistas a 27 e 28 de dezembro.

Feliz Natal!!!

Comentar post

a Mapha


ver perfil

seguir perfil

. 2 seguidores

Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

viagens recentes

au pair?? o que é isso?

last day

uma semana

procura-se!

último mês

tag 125

tag 110

countdowns

dia 100

fotos de munique

dia 79

2 meses+fotos+tretas

descubra as diferenças

liv, uma forte sucessora ...

dia 35

newsnewsnews

amanhã

contadores

apedate

primeiro

viagens passadas

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

viajar no tempo

subscrever feeds